Depois da ECD, Chegou a Vez de Preparar a Entrega da ECF

Não há folga para os contabilistas. Passado a fase de entrega da ECD – Escrituração Contábil Digital (cujo prazo final de apresentação esgotou-se em 30.06.2015), é hora de ir preparando a entrega da ECF – Escrituração Contábil Fiscal .

Apesar do prazo final de entrega estar estipulado para 30.09.2015, relativamente ao ano calendário 2014 (prazo definido pelo art. 3º da Instrução Normativa RFB 1.422/2013, na redação dada pela Instrução Normativa RFB 1.524/2014), a entrega da ECF exigirá informações fiscais detalhadas, que deverão ser levantadas item a item, tais como:

– adições e exclusões ao Lucro Real

– lucros distribuídos acima do limite de isenção (para as empresas optantes pelo Lucro Presumido)

– Controle de Saldos das Contas da Parte B do e-Lalur e do e-Lacs

– Demonstração do Lucro da Exploração, caso houver, etc.

Portanto, recomendável proceder a análise dos dados a integrar a ECF de forma preparatória, para prevenir-se do “corre-corre” típico no preenchimento das declarações exigidas pela RFB.

Manual do IRPJ lucro real atualizado e comentado. Contém Exemplos de Planejamento Tributário. Inclui exercícios práticos - Pode ser utilizado como um manual auto-didático, visando atualização profissional e treinamento na área de IRPJ LUCRO REAL. Clique aqui para mais informações. Manual do IRPJ Lucro Real

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

Comprar

Clique para baixar uma amostra!

Sobre Portal Tributário
Informações Tributárias, Contábeis e Trabalhistas

One Response to Depois da ECD, Chegou a Vez de Preparar a Entrega da ECF

  1. Alberto Conceição says:

    Bom dia!
    De 2008 para cá, aconteceram tantas mudanças na área contábil, exigindo cada vez mais, que o contabilista se aperfeiçoe, se especialize, fale língua(s) estrangeira(s), que tenha conhecimento atualizado da legislação contábil, tributária e fiscal brasileira, quiçá, da legislação internacional em alguns casos. (Sped´s, ST, IFRS, USGAAP, COSO, INTOSAI e por ai vai).
    Mas entanto, ainda vemos empresas em seus anúncios que buscam por esse profissional, muitas solicitando que o ele tenha os conhecimentos acima citado e oferecendo um salario de fazer RIR àqueles profissionais que possuem todos os conhecimentos pedidos ou boa parte deles.
    Oferecer um salário abaixo de R$ 3.000,00, e exigir os conhecimentos já mencionados, é dizer que qualquer outro profissional, pode fazer o trabalho de um contabilista atualizado com as novas exigências da profissão.
    A empresa que pensa assim, que contrate qualquer profissional para ser o responsável pela gestão de sua contabilidade; que reze aos céus e que tenha uma boa sorte!

    Curtir

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: