Regimes de Tributação no Brasil

Para fins tributários federais, a apuração dos impostos, no Brasil, pode ser feita de três formas:

1. Lucro Real;

2. Lucro Presumido e

3. Simples Nacional (opção exclusiva para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

LUCRO REAL

No Lucro Real, o imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro são determinados a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal.

Também neste regime o PIS e COFINS são determinados (com exceções específicas) através do regime não cumulativo, creditando-se valores das aquisições realizadas de acordo com os parâmetros e limites legais.

LUCRO PRESUMIDO

No Lucro Presumido realiza-se a tributação simplificada do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL).

Entretanto, no Lucro Presumido, o limite da receita bruta para poder optar, a partir de 2014, é de até R$ 78 milhões da receita bruta total, no ano-calendário anterior.

Outro detalhe é que as empresas tributadas pelo Lucro Presumido não podem aproveitar os créditos do PIS e da COFINS, por estarem fora do sistema não cumulativo, no entanto recolhem tais contribuições com alíquotas mais baixas do que aquelas exigidas pelo Lucro Real.

SIMPLES NACIONAL

No regime tributário conhecido como Simples Nacional, há normas simplificadas no cálculo e recolhimento de tributos (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, Contribuições Previdenciárias, alcançando também o ICMS e o ISS) das microempresas e empresas de pequeno porte.

Nem todas empresas podem optar pelo Simples, a primeira barreira é em relação à receita bruta anual, que deve restringir-se ao teto de R$ 3.600.000 anuais (valor vigente para opção em 2013).

Determinadas atividades ou formas societárias estão vedadas de adotar o Super Simples – dentre essas vedações, destacam-se:

1) pessoas jurídicas constituídas como cooperativas (exceto as de consumo);

2) empresas cujo capital participe outra pessoa jurídica;

3) pessoas jurídicas cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado de outra pessoa jurídica com fins lucrativos, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de receita.

Ficaram fora da vedação ao regime, as empresas de serviços contábeis, que poderão ser optantes pelo Simples Nacional.

mentoreamento(2)

Sobre Portal Tributário
Informações Tributárias, Contábeis e Trabalhistas

7 Responses to Regimes de Tributação no Brasil

  1. vlad says:

    Muito boa a matéria, pra facilitar ainda mais, eu achei uma planilha que me ajudou muito. Ela faz a simulação dos regimes. Acesse aqui:http://www.contabeis-pe.com.br/products/simulador-para-regimes-tributarios-r-10-00/

    Curtir

  2. Paulo says:

    Qual é o valor em SP de Icms, Pis, Cofins, CP, para uma empresa que foi excluída do simples nacional? eu so vejo as mesmas resposta e somente sobre simples nacional. Que tributações está sujeito??

    Curtir

    • ICMS – 18%
      PIS – 0,65% (no lucro presumido) ou 1,65% (lucro real)
      COFINS – 3% (no lucro presumido) ou 7,6% (lucro real)
      CP – 20% sobre a folha de pagamento + terceiros (a soma varia até 8,2% sobre a folha)
      Nota: verificar se as alíquotas do ICMS, PIS, COFINS podem ser reduzidas ou majoradas de acordo com a regulamentação estadual (no caso do ICMS) ou federal (PIS e COFINS). Recomendamos uma análise por contabilista, para compor o correto custo tributário da saída do Simples Nacional, como também a leitura de nossas obras tributárias: http://www.portaltributario.com.br/obras.htm

      Curtir

  3. DENNYSON MOREIRA says:

    Simples e muito objetivo, ótimo!!!!

    Curtir

  4. Cintia says:

    Para abertura de estaleiro de construção e reformas de embarcações de pequeno e médio porte , existe um regime de tributação específica ?

    Curtir

  5. Adailsom Da Silva says:

    mas não são 4 – e o lucro arbitrado?

    Curtir

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: