Contribuição Previdenciária sobre o Faturamento – RFB Define o Conceito de Receita Bruta

A Receita Federal, por intermédio do Parecer Normativo RFB 3/2012, definiu a receita bruta que constitui a base de cálculo da contribuição substitutiva a que se referem os artigos 7º a 9º da Lei 12.546/2011.

O referido parecer mantém o conceito fiscal de receita bruta, dispondo que esta compreende:

i) a receita decorrente da venda de bens nas operações de conta própria;

ii) a receita decorrente da prestação de serviços; e

iii) o resultado auferido nas operações de conta alheia.

Podem ser excluídos da receita bruta:

a) a receita bruta de exportações;

b) as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos;

c) o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), quando incluído na receita bruta; e

d) o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), quando cobrado pelo vendedor dos bens ou prestador dos serviços na condição de substituto tributário.

Conheça outros detalhes sobre a contribuição previdenciária substitutiva através da obra Desoneração da Folha de Pagamento, de nossa editora.

Conheça também obras eletrônicas atualizáveis, dentre as quais:

Um manual prático para gestão do ICMS, IPI e ISS nas empresas! Obra atualizável. Eminentemente prática, contém abordagens de gestão fiscal para empresas contribuintes do ICMS, IPI e ISS, analisando genericamente outros tributos.     Reduza legalmente o valor de tributos pagos! Contém aspectos de planejamento fiscal e demonstrações de como fazê-lo.  Pode ser utilizado por comitês de impostos como ponto de partida na análise de planejamento. Clique aqui para mais informações.     Manual eletrônico atualizável, contendo as bases para REDUÇÃO LEGAL dos Débitos Previdenciários - INSS. Aplicação Prática da Súmula Vinculante 08 do STF. Passo a passo para proceder à redução das dívidas, incluindo dívida ativa e em execução! Clique aqui para mais informações.

Um comentário sobre “Contribuição Previdenciária sobre o Faturamento – RFB Define o Conceito de Receita Bruta

  1. Glória, em regra não respondemos as questões postadas no blog, pois não é o objetivo deste atuar como uma fonte de consultoria.

    No entanto, como se trata de uma dúvida que abrange muitos colegas, temos a opinião de que a contribuição incide somente sobre a receita bruta (sinônimo de faturamento), com as deduções e exclusões pertinentes. A venda de imobilizado e as receitas financeiras por não serem sinônimo de faturamento não estão sujeitas à incidência da contribuição.

    A questão da venda da sucata realmente é controvertida, pois muitos defendem a venda como sendo “outras receitas”, neste caso também não integraria a base de cálculo. Outros colegas, adotando uma postura mais conservadora, preferem oferecer tal receita à tributação.

    Atenciosamente,
    Equipe Portal Tributário

    Boa tarde!
    Li e reli o parecer 03/2012. Fiquei feliz, pensei que fosse clarear todas as dúvidas. Mas a SRF simplesmente copiou o que menciona a receita bruta da legislação do IR e de PIS/COFINS. Continuo em dúvida se os questionamentos abaixo entrarão na receita bruta:
    1) a indústria fabrica e tem a sobra, ou seja os resíduos (a sucata) que é vendida com o CFOP 5949/6949, mas gera receita,
    2) a venda de um bem do ativo imobilizado,
    3) e as receitas financeiras.
    4) O que significa a receita decorrente da venda de bens nas operações de conta própria? O ativo imobilizado é um bem, ele está inserido na venda desses bens?
    5) O resultado auferido nas operações de conta alheia?? O que é considerado conta alheia??

    Glória Tavares

    Curtir

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s