Regimes de Tributação no Brasil

Para fins tributários federais, a apuração dos impostos, no Brasil, pode ser feita de três formas:

1. Lucro Real;

2. Lucro Presumido e

3. Simples Nacional (opção exclusiva para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

LUCRO REAL

No Lucro Real, o imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro são determinados a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal.

Também neste regime o PIS e COFINS são determinados (com exceções específicas) através do regime não cumulativo, creditando-se valores das aquisições realizadas de acordo com os parâmetros e limites legais.

LUCRO PRESUMIDO

No Lucro Presumido realiza-se a tributação simplificada do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL).

Entretanto, no Lucro Presumido, o limite da receita bruta para poder optar, a partir de 2014, é de até R$ 78 milhões da receita bruta total, no ano-calendário anterior.

Outro detalhe é que as empresas tributadas pelo Lucro Presumido não podem aproveitar os créditos do PIS e da COFINS, por estarem fora do sistema não cumulativo, no entanto recolhem tais contribuições com alíquotas mais baixas do que aquelas exigidas pelo Lucro Real.

SIMPLES NACIONAL

No regime tributário conhecido como Simples Nacional, há normas simplificadas no cálculo e recolhimento de tributos (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, Contribuições Previdenciárias, alcançando também o ICMS e o ISS) das microempresas e empresas de pequeno porte.

Nem todas empresas podem optar pelo Simples, a primeira barreira é em relação à receita bruta anual, que deve restringir-se ao teto fixado.

Há outros impeditivos legais, como participação em outra empresa. Conheça maiores detalhamentos na obra:

Manual do Super Simples, contendo as normas do Simples Nacional - Lei Complementar 123/2006. Contém as mudanças determinadas pela LC 128/2008. Atualização garantida por 12 meses! Clique aqui para mais informações. Manual do Simples Nacional 

Mais informações

Edição Atualizável

ComprarClique para baixar uma amostra!

7 comentários sobre “Regimes de Tributação no Brasil

  1. Para abertura de estaleiro de construção e reformas de embarcações de pequeno e médio porte , existe um regime de tributação específica ?

    Curtir

  2. Qual é o valor em SP de Icms, Pis, Cofins, CP, para uma empresa que foi excluída do simples nacional? eu so vejo as mesmas resposta e somente sobre simples nacional. Que tributações está sujeito??

    Curtir

    • ICMS – 18%
      PIS – 0,65% (no lucro presumido) ou 1,65% (lucro real)
      COFINS – 3% (no lucro presumido) ou 7,6% (lucro real)
      CP – 20% sobre a folha de pagamento + terceiros (a soma varia até 8,2% sobre a folha)
      Nota: verificar se as alíquotas do ICMS, PIS, COFINS podem ser reduzidas ou majoradas de acordo com a regulamentação estadual (no caso do ICMS) ou federal (PIS e COFINS). Recomendamos uma análise por contabilista, para compor o correto custo tributário da saída do Simples Nacional, como também a leitura de nossas obras tributárias: http://www.portaltributario.com.br/obras.htm

      Curtir

Os comentários estão desativados.