Cuidado com Falsos Fiscais

Surgem notícias e houve um alerta da Receita Federal para que os contribuintes cuidem com falsários que estão batendo á porta de empresas fazendo-se passar por auditores fiscais, utilizando-se, inclusive, de nomes de servidores ativos.

Para toda fiscalização, a RFB expede o Termo de Início de Ação Fiscal, no qual consta o número do Mandado de Procedimento Fiscal – MPF e uma senha de acesso.

Na dúvida, o contribuinte pode recepcionar os supostos fiscais e, antes de qualquer outro procedimento, deve solicitar o mencionado termo, acessando a página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) para confirmar a autenticidade do procedimento fiscal.

Importante destacar que todos os procedimentos fiscais são bastante formais, inexistindo a possibilidade de iniciar uma fiscalização por e-mail ou simples ligação telefônica.

Se você quer entender o funcionamento e como deve ser conduzido o processo de fiscalização recomendamos a leitura de nossa obra eletrônica atualizável:

Como atender a Fiscalização Tributária? Como fazer a impugnação em caso de eventual notificação de débito tributário apurado durante a fiscalização? Tenha segurança e certeza na hora de atender um fiscal na empresa! Clique aqui para mais informações.