IRPF: Principais Motivos da Malha Fina em 2011

Conforme divulgado pela Receita Federal houve um decréscimo no número de declarações, de pessoas físicas, que ficaram retidas na malha fina deste ano, 569.671 mil contra 700 mil no ano passado.

O principal motivo de retenção foi a constatação de indícios de omissão de rendimentos, responsável por 320.293 declarações retidas.

Os outros motivos que se destacam são:

– Despesas médicas – 80.556 declarações – 14,14%

– Ausência de DIRF – 69.483 declarações – 12,19%

– Divergência de DIRF – 24.030 declarações – 4,22%

Caso estejam com suas declarações retidas, os contribuintes podem fazer a auto-regularização através do Portal e-CAC no site http://www.receita.fazenda.gov.br, caso o assunto não seja resolvido, de forma on-line, há a alternativa de agendar atendimento presencial a partir de janeiro/2012.

Conheça nossas obras eletrônicas atualizáveis, dentre as quais: Manual do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física e Defesa do Contribuinte em Autuação Fiscal.

2 comentários sobre “IRPF: Principais Motivos da Malha Fina em 2011

  1. Caro amigo, estive lendo seus posts e agradeço muito por manter este blog.
    Me interesso muito pelo tema e é muito dificil encontrar profissionais como você para nos ensinar um pouco mais sobre informações fiscais e tributárias
    Existe uma plataforma online chamada monQi, onde você pode dar aulas ao vivo para várias pessoas que também estão interessadas pelo tema.
    Se tiver interesse basta se cadastrar pelo site: http://www.monqi.com.br/ e criar seu canal.
    E mais a plataforma é gratuíta e você ainda pode ganhar dinheiro com as aulas.
    Espero que goste.
    Abraços

    Curtir

    • Marcelo, obrigado pela dica. Aproveite o conteúdo deste blog e acesse também o Portal Tributário, também temos muita informação compartilhada por lá, boa parte com acesso livre.

      Continue nos visitando.

      Curtir

Os comentários estão desativados.