PIS/COFINS – Dedução do ICMS na Base de Cálculo – Restrições

Em relação à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS de que trata à decisão proferida pelo STF em sede do RE nº 574.706/PR:

1) alcança somente as hipóteses nas quais o faturamento ou a receita bruta faz parte da base de cálculo tanto do PIS quanto da COFINS; e

2) não é autorizada nas hipóteses em que a pessoa jurídica optante pelo regime especial de que trata o § 4º do art. 5º da Lei nº 9.718, de 1998, apura o valor devido dessa contribuição aplicando alíquotas específicas ou sobre volume (medido em metros cúbicos) por ela comercializado.

Base: Solução de Consulta Cosit 177/2019.

Veja também, no Guia Tributário Online:

Abrange tópicos especificados sobre os regimes cumulativos, não cumulativos e outros relativos às contribuições do PIS e COFINS. Contém exemplos práticos que facilitam a absorção do entendimento. Pode ser utilizado como um manual auto-didático, visando atualização profissional e treinamento na área de PIS e COFINS.Clique aqui para mais informações. PIS e COFINS – Manual Atualizável 

Mais informações

Aproveite Todos os Créditos Admissíveis!

ComprarClique para baixar uma amostra!

Um comentário sobre “PIS/COFINS – Dedução do ICMS na Base de Cálculo – Restrições

  1. Inacreditável como a RFB “distorce” as decisões judiciais tomadas pelo Tribunais Superiores. A “seu bel-prazer”, e, claro, sempre para sua vantagem, simplesmente se recusa a tomar conhecimento das decisões, e cria “normas”, que diga-se de passagem, nem podem ser chamadas de normas pois sequer são Leis, Decretos, etc., e tolhe o “Direito Adquirido” pelos contribuintes – a partir dos julgados do STF e STJ – e o contribuinte “que se lasque…” (falando em português claro !), e enquanto isso os nosso D. Drs. do(s) Supremo(s) ficam olhando esses desmandos sem nada fazer !!

    Essa insegurança jurídica só prejudica o nosso País, e depois quando falam, como falou De Gaulle, “que o Brasil não é um País sério…”, todos ficam “se doendo…”…

    Curtir

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s